“Eu nunca mais fui o mesmo…” Transtorno de estresse pós-traumático

O Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um transtorno psiquiátrico que pode ocorrer após a exposição a um evento traumático, como violência, desastres naturais, abuso ou acidentes graves. Alguns pontos importantes sobre o TEPT incluem:

⦁ Sintomas: caracterizado por sintomas intrusivos, evitativos e de hiperativação. Os sintomas intrusivos envolvem memórias intrusivas do evento traumático, pesadelos recorrentes e flashbacks. Os sintomas evitativos incluem evitar lembranças, pensamentos ou lugares relacionados ao trauma. Os sintomas de hiperativação incluem hipervigilância, irritabilidade, dificuldade em dormir e reações exageradas ao estresse.

⦁ Impacto na vida cotidiana: Pode interferir nas relações interpessoais, no desempenho profissional e acadêmico, além de causar sofrimento emocional e físico.

⦁ Diagnóstico: Requer a presença de sintomas específicos por pelo menos um mês após o evento traumático, e que eles causem sofrimento significativo ou prejuízo na vida cotidiana.

⦁ Tratamento: O TEPT pode ser tratado com sucesso por meio de abordagens terapêuticas medicamentosas e psicoteria, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) para ajudar a reduzir os sintomas.

A psicoterapia irá ajudar o paciente a reconhecer e modificar padrões de sentimentos e pensamentos associados ao trauma, que por vezes acabam por reforçar o trauma em si. Pensamentos como “o mundo é um lugar perigoso” são desafiados a partir de técnicas estruturadas que mostram que a cognição pode estar distorcida e por conta disso acaba alimentando o trauma.

É fundamental buscar apoio profissional se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas de TEPT. O tratamento adequado ajudará a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Se precisar de ajuda profissional, entre em contato e agende uma consulta, você merece viver bem.

Picture of Dra. Veridiana M. Moysés

Dra. Veridiana M. Moysés

🧠 Médica Psiquiatra - CRM-SP 150.946 RQE: 61.340 📍Ribeirão Preto (SP)